Trinta-por-uma-linha

Ajudamos a escrever e a publicar livros de Literatura Infantil e Juvenil

7 Ideias d'Escritas para Férias

1 - Se fores de férias com os teus pais ou familiares para a praia, escreve uma historia que se passe à beira-mar. Pode ser uma aventura na praia, num farol, num barco. Também pode ser uma história que tenha como personagem principal um búzio, ou uma estrela do mar, ou uma concha mágica, ou até um peixe, etc.


2 - As férias são para descansar. Mesmo assim, pesquisa na internet ou pergunta aos teus avós e pais, provérbios que contenham a palavra mar. Depois de recolhe um bom número destes provérbios, transforma-os, muda-lhe o sentido. Coloca-os a dizer o contrário. Procura o humor.


3 - Se vais passar algum tempo numa casa de férias (uma semana ou mais), escreve um diário. Se quiseres, dá-lhe um titulo, como por exemplo, “Diário das férias grandes de 2021”. Escreve um diário de modo habitual, relatando os episódios e factos do teu dia a dia. Ou escreve o diário do teu amigo invisível que passa contigo esses dias. Ou ainda: imagina que és um explorador que quer descobrir tudo sobre o lugar onde estás a passar férias e regista as suas descobertas.


4 - Se as tuas férias forem no campo ou na montanha, escreve sobre algo que te pareça estranho, como, por exemplo, uma árvore ou planta que não conheças, umas grutas, uma queda de água, rio ou barragem. Descreve esse lugar com grande detalhe como se estivesses a conduzir os olhos do leitor. Os olhos mas também o nariz (descreve os cheiros e perfumes), a língua (descreve o paladar dos alimentos e frutos), as mãos (descreve as texturas), entre outras coisas.


5 - As férias em família são, muitas vezes, uma ocasião para estarmos, brincarmos e nos divertirmos juntos. Aproveita essa predisposição e escreve (e desafia os teus irmãos, pais e avós a participar n(o guião d)a escrita de) uma peça de teatro. Pode ser uma peça sobre uma lenda do local onde estás de férias, uma personalidade local (uma rei, escritor, poeta, cozinheiro, pintor, militar, etc.). Ou, em alternativa, escreve uma peça sobre a tua família. Ou sobre o que te apetecer. Depois, convence a tua família a representar a peça que escreveste (isso será ouro sobre azul).


6 - (Se não fores de férias para lado nenhum ou mesmo indo). Faz uma entrevista a uma pessoa que gostasses de conhecer melhor, como, por exemplo, o teu avô/avó, o presidente da junta da tua freguesia, o presidente do clube de futebol da tua terra, a padeiro do teu bairro, etc, etc. Prepara as perguntas, escreve as respostas e, depois, se quiseres, escreve uma história biográfica sobre quem entrevistaste.


7 - Finalmente, porque as férias são um tempo para ver mais e melhor as coisas, escreve poemas. Para o que observares, podes escrever haikus. Se te quiseres divertir e desafiar a tua família, podes escrever quadras (ao despique ou desgarrada). Ou simplesmente podes fazer rimas malucas.


Boas escritas e boas férias! Diverte-te!


JMR

Comentários!

Política de Privacidade I Termos e condições

© 2021 | Trinta-por-uma-linha