Trinta-por-uma-linha

Ajudamos a escrever e a publicar livros de Literatura Infantil e Juvenil

7 ideias de escrita para o início do ano letivo

1. Depois das férias (grandes), regressar à escola é um bom pretexto para escrever histórias sobre reencontros, sobre novos colegas, novos professores, nova escola, etc. Importante mesmo é que a escola seja o cenário da história que vais escrever.

2. Já reparaste que, antes da escola começar, os teus pais andaram atarefados a comprar os manuais e os materiais escolares, as mochilas, entre outras coisas. Imagina que os acompanhas numa destas compras e que algo de extraordinário acontece. Por exemplo, certo manual recusa a ser teu. Ou: na mochila que compraram há um lápis mágico. Ou: que no estojo de lápis de cor novos há um lápis encarnado que chora desalmadamente porque teve de separar-se da sua amada, a borracha amarela que vivia na estante em frente. Dá asas à tua imaginação.

3. Se gostas de desporto e de futebol, escreve um conto em que narres a fundação de um clube desportivo na tua escola ou no teu bairro. Pode ser um clube de futebol ou de outra modalidade desportiva. Não te esqueças de contar factos caricatos e com humor.

4. Nos primeiros dias de aulas, podes perguntar aos teus pais e avós como era a escola no seu tempo. O que aprendiam e faziam? Quais as matérias que mais gostavam? Como eram os professores, etc. Depois, escreve uma história em que mostres as principais diferenças entre a escola de antigamente e a escola de agora.

5. Escreve um texto como se fosse um manifesto, em que digas como gostarias que fosse a tua escola. Podes usar a fórmula: Para mim, a escola devia…. Ou ser mais criativo. Decisivo é que tu sonhes uma escola melhor é diferente.

6. Propõe à tua professora e aos teus colegas escrever uma carta (ou várias ao longo do ano) a colegas de outras turmas da escola ou até a colegas de outra escola vizinha (ou de outro país). A ideia seria escrever cartas contando histórias da tua escola.

7. E que tal escrever una história em verso (costumo chamar a isto um Romanceiro)? Mostra como é a tua escola e como gostas dela através de una história em verso.


João Manuel Ribeiro

Comentários!

Política de Privacidade I Termos e condições

© 2021 | Trinta-por-uma-linha