Somos pela escrita, edição e promoção do livro e da leitura infantil e juvenil
8 dicas para escrever um livro infantil
Se tens um livro infantil na gaveta ou se já escreveste algum, certamente já te disseram que escrever para crianças é mais fácil do que escrever um romance ou que os livros infantis não precisam de um enredo não complexo como uma fantasia
De facto, escrever para crianças e adultos é bastante diferente, mas nenhum dos públicos deve ser desvalorizado pela sua idade. Ambos têm caraterísticas únicas que merecem a atenção do autor e que influenciam muito a escrita do texto.
O facto de o livro infantil ser curto, ter ilustrações e pouco texto não significa que sejam mais fáceis de escrever, muito pelo contrário: o modo como as crianças percecionam o mundo é diferente e, muitas vezes, o autor tem que ter essa sensibilidade.
Além disso, quem escreve um livro infantil normalmente tem uma grande responsabilidade, uma vez que a literatura infantil contribui muito para a imaginação, criatividade e desenvolvimento da criança.
Através de um livro infantil, o leitor pode aprender, divertir-se, praticar a leitura, imaginar e, até mesmo, ensinar.
Mas quais são as características que um livro infantil deve ter?
Não existe uma fórmula totalmente correta para escrever um livro infantil de sucesso, mas há dicas que podem melhorar o teu texto e criar uma relação próxima com os teus leitores.
Escrever um livro infantil não é uma tarefa tão fácil como aparenta, uma vez que o autor tem de olhar para a sua obra de uma nova perspetiva, segundo vários fatores – sendo que a definição do público-alvo é fundamental.
Quando um escritor se debruça sobre um livro infantil, deve ter a consciência de que este tem um papel muito importante no desenvolvimento dos mais novos: não só na criatividade e na imaginação, mas também no seu espírito crítico.
Além disso, é importante também referir que, apesar do público dos livros infantis ainda não ser tão desenvolvido como o de um romance ou de um policial, não se deve subestimar a sua inteligência e capacidade de perceber a mensagem transmitida – o olhar infantil sobre o livro pode revelar mais do que os adultos esperam.
Por fim, é de destacar que não existe uma receita para escrever um livro perfeito, mas estas dicas podem ajudar-te a melhorar o teu livro ou a ultrapassar algum obstáculo que estejas a enfrentar. Dá asas à tua criatividade!
Vamos escrever um livro infantil?
Política de Privacidade I Termos e condições
© 2021 | Trinta-por-uma-linha
E-mail: geral@trintaporumalinha.com I Contacto: Rede fixa 226090272 I Rede Móvel 961827165