Trinta-por-uma-linha


Somos pela escrita, edição e promoção do livro e da leitura infantil e juvenil


Como fazer um livro em casa

Cria a tua própria obra-prima!

Se és amante de livros, com certeza terás curiosidade em conhecer os processos de fabrico dos livros e os diversos materiais que os compõem. E sabias que é possível fazer livros em casa? Se quiseres ter uma nova experiência, ou até visualizar como vai ficar o teu manuscrito depois de impresso, explorar as tuas capacidades artísticas ou apenas realizar um presente homemade, aprende a fazer um livro em casa!



Estes livros podem ser realizados a partir de materiais reciclados (aposta sempre na sustentabilidade!) e através de processos de encadernação simples. Podes fazer blocos de notas, agendas, diários gráficos, bandas desenhadas, livros de receitas, livros de atividades para crianças ou até exemplos de histórias que tenhas escrito. Primeiramente, é necessário ter em atenção os componentes destes produtos:


  • A capa: esta deverá ser feita num papel um pouco mais resistente e durável, para que possa proteger as páginas interiores. Podes usar cartão, papel de aguarela, folhas de plástico, postais, entre outros materiais que encontres lá por casa.


  • A espinha: é aqui que as páginas se unem. A maior parte dos livros feitos em casa não possuí uma lombada, mas falaremos dos processos de junção das páginas um pouco mais à frente!


  • Os cadernos: as páginas não são simplesmente todas unidas de uma vez só. É necessário separá-las em vários cadernos, os quais serão posteriormente unidos uns aos outros.Lorem ipsum dolor sit amet



Os materiais que vais precisar podem facilmente ser encontrados em casa ou na papelaria mais próxima. Para o livro em si, dependendo do teu objetivo, podes usar as folhas de texto paginadas de acordo com o teu gosto, recortes de folhas com elementos decorativos, desenhar nas páginas e até ilustrações. Para o resto, poderás precisar de um agrafador, um furador, fita-cola (de qualidade!), linha, anéis, elásticos, molas ou ataches de latão.



E mãos à obra!

Em primeiro lugar, escolhe os papéis para a capa e para o miolo do livro. Depois, decide qual será o tamanho final da peça, para que possas cortar as folhas todas com as mesmas dimensões. A forma mais fácil de fazer isto é usar uma tábua de corte e x-ato (com cuidado!), mas, se não tiveres estes recursos disponíveis, podes usar uma tesoura, que não é tão precisa e, logo, o corte não sairá tão perfeito.


A parte mais difícil vai ser a montagem do livro: é preciso fazer aquilo que chamamos de assemble. Confirma que a ordem das páginas está correta, e não te esqueças que, se quiseres fazer a imposição das páginas colocando-as frente e verso, pode ser necessária uma combinação diferente. Podes até utilizar papéis diferentes para seccionar o livro.


Para adicionar a capa, corta-a com alguns milímetros a mais do que as páginas do miolo, de forma que seja mais facilmente manuseada e proteja o interior. O próximo passo é a encadernação do livro. Existem alguns métodos manuais que te podem ajudar, tais como:


  • 1. Agrafador e fita-cola: para livros mais finos e simples, podes simplesmente agrafar o caderno em três pontos (cimo, meio, baixo) e cobri-los com uma fita-cola larga e colorida, dependendo do teu gosto.Lorem ipsum dolor sit amet


  • Ataches de latão: se o livro for um pouco mais grosso, podes usar um furador para criar três furos nos cadernos (se for necessário, faz isto para cada caderno, individualmente) e depois aplicar os ataches, cuja forma te permite abri-los para que prendam as páginas.


  • Molas: se o livro é um objeto mais divertido e pouco convencional, podes utilizar molas de escritório para prender os cantos, quantas sejam precisas conforme o tamanho do caderno.


  • Anéis: para este método, basta fazer pequeno furos (podes usar na mesma o furador) conforme o tamanho dos cadernos, e inserir um anel em cada um. O livro funcionará como uma espécie de caderno de argolas.


  • Elástico e stick: este é um método que vai tornar o teu trabalho mais artístico. Faz dois furos nos cadernos, para começar. Em seguida, passa um elástico pelos dois furos, conforme exemplificamos na imagem abaixo, e finaliza com um pauzinho (pode ser encontrado nas cozinhas!) que une as duas pontas do elástico e o mantém no lugar.


  • Coser: se estiveres com vontade de trabalhar, podes experimentar coser os cadernos do livro! Deves fazer pequenos furos com a agulha, sempre à mesma distância uns dos outros, e passar a linha pelos mesmos, formando pequenos “v”. Se o livro apresentar vários cadernos, podes cosê-los separadamente, e depois uni-los uns aos outros. Este é o método mais trabalhoso!

É claro que podes deslocar-te a uma empresa gráfica e pedir uma encadernação profissional através de argolas, termocolagem ou outros métodos, mas, nesta área manual, isso já é batota! Entra no espírito das artes e dos trabalhos manuais e experimenta criar o teu livrinho em casa. Não te esqueças de partilhar os teus resultados connosco, a criatividade é sempre bem-vinda

Comentários!

Política de Privacidade I Termos e condições

© 2021 | Trinta-por-uma-linha

E-mail: geral@trintaporumalinha.com I Contacto: Rede fixa 226090272 I Rede Móvel 961827165