Somos pela escrita, edição e promoção do livro e da leitura infantil e juvenil
Escrever é um trabalho exigente e, por isso, é muito importante estar concentrado para escrever.
O trabalho do escritor, um misto de inteligência e de sentimento, requer concentração adequada e o foco é importantíssimo.
A verdade é que, muitas vezes, a concentração não abunda. Porque começas a trabalhar e sente que hoje não é bom dia, não estás com humor e, por isso, saltas de uma tarefa para outra ou distrais-te com mil pequenas coisas que te desconcentram.
Tu estás à mesa de trabalho, tens diante de ti o teu texto, mas o trabalho não flui porque te falta concentração.
Sem concentração é muito difícil avançar no trabalho de escrita. Deixamos-te, então, algumas dicas que podem ajudar-te a melhorar a concentração na escrita.
Cria o hábito de escrever
Se, efetivamente, escrever é algo que fazes de quando em vez, é difícil concentrares-te na tarefa.
A falta de hábito dispersará a tua atenção e o esforço contínuo cansar-te-á. Sim, porque a concentração também é um hábito. Não se trata apenas de ter o hábito de escrever, mas de ter a rotina de trabalhar concentrado, de colocar a atenção no que estás a fazer quando escreves.
Se te acostumares a trabalhar no teu manuscrito todos os dias, chegar a esse estado de concentração custará muito menos.
Lê para melhorar a concentração
Ler e escrever são as duas faces da mesma moeda. E a leitura é uma ótima maneira de te concentrares. Ler requer a tua atenção constante. Ler é uma atitude que te coloca no estado adequado para escreveres.
Uma das melhores maneiras de melhorares a concentração é leres pelo menos meia hora antes de começares a escrever. Essa é a hora de deixar as preocupações do dia para trás e mergulhar totalmente na leitura. Quando estiveres focado, é hora de pegares na caneta.
Além disso, o uso da leitura como técnica de concentração permitir-te-á aumentar o número de livros lidos por ano.
Organiza o teu tempo
Queres escrever, mas queixas-te da falta de tempo. O problema é que muitas vezes não reservas o tempo e a atenção que a escrita exige.
Isso significa que não reservas tempo de qualidade para a escrita. O cérebro leva tempo para entrar no modo de concentração.
O ideal é, portanto, reservares um tempo de qualidade para a escrita, pelo menos uma hora de cada vez, embora o ideal, e para um trabalho realmente produtivo, seja teres pelo menos duas ou três horas para te dedicares ao trabalho de escrita.
Reservar duas e três horas por dia para tee dedicares à escrita é complicado. Talvez precises de estabelecer prioridades. Se escrever é realmente importante para ti, se desejas progredir, terminar os teus manuscritos e entregá-los aos leitores, é muito provável que precises de abrir mão de outras atividades.
Tens de ser tu a decidir!
Tudo em ordem
Às vezes é difícil nos concentrares-te na tarefa porque simplesmente não sabes o que tens de fazer, não sabes por onde começar. A história parece clara na tua mente, mas quando se trata de colocá-la em palavras, tudo é confusão; há várias cenas que querem ser escritas, mas não sabes como as organizar; os personagens parecem querer agir por conta própria...
Existe uma maneira de transformares essa confusão em ideias bem estruturadas. Existe um método para progredires no trabalho do início ao fim de maneira ordenada. É o chamado de pré-trabalho ou planeamento ou mapa ou guião...
O trabalho de planeamento antes de escrever é a maneira de estruturar não apenas o trabalho, mas também o trabalho de escrever. Se tiveres um plano / mapa / guião, na hora de escrever, apenas terás de seguir o plano. Fazer um bom trabalho de planeamento também requer concentração e foco.
Mantém o foco
A concentração consiste em concentrar toda a tua atenção numa determinada tarefa.
Para promover a concentração na escrita, o ideal é começar com uma atividade pequena, de dificuldade média, como aquecimento, para atingir o nível máximo de concentração e desempenho intelectual.
Podes aproveitar esse tempo para rever o trabalho do dia anterior, fazer um pequeno trabalho de documentação pendente ou ler.
Depois, passa ao trabalho mais complicado, durante uma hora, no mínimo. Por fim, continua a escrita com algumas tarefas simples, já que o cansaço vai reduzir o teu desempenho e a tua concentração.
Para manteres o foco, podes aplicar a técnica Pomodoro. Esta técnica propõe que dividas o tempo de trabalho em blocos de vinte e cinco minutos, separados por curtos períodos de descanso de cinco minutos.
A capacidade de concentração é fundamental para realizar um trabalho intelectual exigente como o da escrita.
Boas escritas!
JMR
Política de Privacidade I Termos e condições
© 2021 | Trinta-por-uma-linha
E-mail: geral@trintaporumalinha.com I Contacto: Rede fixa 226090272 I Rede Móvel 961827165