Trinta-por-uma-linha


Somos pela escrita, edição e promoção do livro e da leitura infantil e juvenil


Quais são as diferenças entre escrever para Pré-adolescentes e escrever para Jovens Adultos?


Independentemente de escreveres policiais, ficção histórica ou ficção científica, antes de escrever um livro de Literatura Infantojuvenil, deves estar ciente da capacidade de leitura, dos interesses temáticos ou da maturidade dos leitores preferenciais da tua história.


Sendo assim, neste artigo vamos dar-te conselhos que te irão ajudar a direcionar a tua escrita para dois grupos de leitores: pré-adolescentes (8 aos 12 anos) e jovens adultos (12 aos 18).


O que é a ficção para pré-adolescentes?

A ficção para pré-adolescentes, ou ficção Middle grade, é um termo que engloba as obras que são escritas para leitores entre os 8 e os 12 anos. A escrita destes livros é mais sofisticada do que a de livros para leitores mais novos, como picture books, mas diferente da de livros para jovens adultos, uma vez que, em termos emocionais e temáticos, é menos profunda.


Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling, é um exemplo de ficção para pré-adolescentes, pois as personagens enfrentam conflitos internos e externos muito comuns nas vidas dos leitores desta faixa etária, como a ida para uma nova escola, a formação de novas amizades ou o confronto com rufias.



Quais são as características da ficção para pré-adolescentes?


Estas são algumas das características transversais às obras de ficção para pré-adolescentes:


· Não incluem palavrões e violência gráfica;


· A componente romântica não vai além de paixonetas ou primeiros beijos;


· Os protagonistas têm, normalmente, entre os 10 e os 13 anos de idade;


· Geralmente, têm entre 30.000 e 50.000 palavras e são narradas na terceira pessoa;


· Não há muita autorreflexão e introspeção feita por parte dos protagonistas, focando-se mais em situações da vida real e nas relações do seu quotidiano, como família e amigos.

Quais são as características da ficção para jovens adultos?


Estas são as características que os livros para jovens adultos partilham em comum:


· Os palavrões e a violência gráfica são aceitáveis, uma vez que os leitores já são mais maduros;


· O romance é permitido, mas não podem incluir conteúdo de teor sexual;


· Os protagonistas têm, geralmente, entre 15 e 18 anos, refletindo a idade dos seus leitores preferenciais;


· Estes livros contêm, normalmente, entre 50.000 e 75.000 palavras;


· Os temas centram-se na forma como a personagem principal reage ao até então desconhecido “mundo dos adultos” e nas reflexões que faz quanto às suas novas experiências;


Devido aos vários episódios de introspeção, as narrativas de livros para jovens adultos são frequentemente contadas na primeira pessoa, do ponto de vista do protagonista.



Quais são as diferenças entre escrever para pré-adolescentes e escrever para jovens adultos?


Apesar de ambas serem escritas com o intuito de serem lidas por um público mais jovem, como já te dissemos acima, as faixas etárias para as quais se dirigem são diferentes.


Esta é a diferença que justifica todos os outros aspetos que distinguem a ficção para pré-adolescentes e a ficção para jovens adultos e que definirão a forma como deves escrever cada uma.


Ao te mostrar o que são e o que caracteriza estes dois tipos de narrativa, já te demos uma ideia destes outros aspetos distintivos. No entanto, eis uma lista comparativa que sistematiza essa informação e resumirá, claramente, as maiores diferenças entre a ficção para pré-adolescentes e a ficção para jovens adultos:


1. A ficção para pré-adolescentes não contém palavrões ou violência gráfica, mas a ficção para jovens adultos permite este tipo de conteúdo, em moderação.


2. As obras de ficção para jovens adultos são mais longas do que as para pré-adolescentes.


3. As obras para pré-adolescentes tendem a ser narradas na terceira pessoa e focam-se nas relações dos protagonistas com a família e amigos, ao passo que a ficção para jovens adultos é narrada, normalmente, na primeira pessoa e trata das reações das personagens na sua descoberta do mundo e da realidade fora de casa.


4. A literatura para jovens adultos inclui bastantes momentos de autorreflexão e introspeção, enquanto a literatura para pré-adolescentes foca-se mais nas vivências do quotidiano das personagens.


Agora que já te mostrámos claramente quais são as diferenças entre literatura para pré-adolescentes e para jovens adultos, esperamos que consigas delinear com maior clareza as tuas histórias quando escreveres para estes dois grupos de leitores.


E se já tiveste a experiência de escrever para estas duas faixas-etárias, conta-nos o quão diferente foi, para ti, escrever para pré-adolescentes e escrever para jovens adultos!


Já agora, se gostaste, partilha este artigo para que possas ajudar mais escritores!

Comentários!

Política de Privacidade I Termos e condições

© 2021 | Trinta-por-uma-linha

E-mail: geral@trintaporumalinha.com I Contacto: Rede fixa 226090272 I Rede Móvel 961827165