Somos pela escrita, edição e promoção do livro e da leitura infantil e juvenil
Quais são as diferenças entre Leitor Alfa e Leitor Beta?
Se és escritor(a), descobre como os utilizar em benefício do teu manuscrito.
Sabias que antes de enviar o teu manuscrito para uma editora há alguns passos extra que deverias percorrer?
Ninguém deve gostar de submeter o seu manuscrito à avaliação de uma editora sabendo que há a possibilidade de ter deixado escapar algum erro ou incongruência. É normal que assim seja; afinal, por melhores que sejam as tuas habilidades de escrita e revisão, não deixas de estar sujeito a falhar como qualquer ser humano.
É precisamente aqui que entram os leitores alfa e os leitores beta!
Os leitores alfa e beta são como que as cobaias que irão testar a tua história. A maior diferença entre estes dois tipos de leitor é a ordem pela qual vão ter a oportunidade de ler e avaliar o teu manuscrito.
Os leitores alfa serão duas ou três pessoas escolhidas por ti e em quem confias para fazer uma apreciação crítica das primeiras versões da tua história. Estes leitores costumam ser escritores ou leitores com a capacidade de ver para além dos erros gramaticais ou ortográficos para fornecerem críticas construtivas que indicarão se o escritor está no bom caminho ou se precisa de grandes mudanças.
Quanto aos leitores beta, são leitores - pagos ou voluntários - que os autores escolhem para ler o seu manuscrito com o intuito de receber feedback especializado sobre determinados aspetos ou sobre a história completa. Só se deve recorrer a leitores beta depois de ter sido feito um acompanhamento por leitores alfa. O rascunho que os leitores beta recebem deve estar o mais próximo possível da versão finalpara que possam concentrar-se no panorama geral da história.
No fundo, o leitor alfa irá avaliar o teu livro no início e o leitor beta deverá fazê-lo depois de achares que não haverá mais edições a serem feitas.
Os leitores alfa são pessoas que te podem acompanhar a partir de qualquer fase do teu processo de escrita, mesmo quando a tua história ainda não tenha passado de esboços ou rabiscos que fizeste num caderno.
Mas em que é que te vão ajudar especificamente?
O leitor alfa vai avaliar aspetos como a originalidade do teu enredo, o ritmo em que os acontecimentos se desenvolvem, as personagens, o cenário e o diálogo, assim como vai detetar elementos narrativos pouco desenvolvidos e falhas no enredo.
Em vez de apresentarem críticas complexas, os leitores alfa devem concentrar-se apenas nos traços mais gerais da tua história.
Por sua vez, o leitor beta fará uma avaliação aprofundada. Não irá ajudar-te a resolver problemas específicos, mas apontará aspetos profundos relacionados com o efeito que a história lhe provocou. É a diferença entre receber uma crítica que diz que o teu diálogo não flui (alfa) e o leitor que te revela que não sentiu que o diálogo foi realista (beta). O leitor alfa vai dizer-te quais são os erros específicos que deteta; o leitor beta vai dizer-te como é que a tua história o fez sentir.
O melhor seria recorrer aos dois. Inclusive há autores que criaram equipas profissionais com leitores alfa e beta, no entanto, sabemos que a maioria dos escritores não pode fazer o mesmo. Contudo, se planeias fazer da escrita a tua carreira, deves tentar rodear-te de pessoas que te irão ajudar a polir todas as versões do teu manuscrito. É um recurso inestimável do qual todo o escritor deve tirar proveito!
Agora que te explicámos melhor as diferenças entre leitor alfa e leitor beta, convidamos-te a ir à procura dos leitores que te irão ajudar a elevar o teu trabalho ao próximo patamar!
Se já recorreste alguma vez a leitores alfa e beta, conta-nos a tua experiência nos comentários!
Política de Privacidade I Termos e condições
© 2021 | Trinta-por-uma-linha
E-mail: geral@trintaporumalinha.com I Contacto: Rede fixa 226090272 I Rede Móvel 961827165