Somos pela escrita, edição e promoção do livro e da leitura infantil e juvenil
ÉS ESCRITOR(A)? TENS DE CRIAR A TUA LISTA (DE FÃS)
No marketing digital, costuma dizer-se que o conteúdo é rei e a lista é rainha.
O conteúdo que produzes e o modo como o fazes chegar aos teus leitores são, de facto, duas ferramentas poderosas para te promoveres como escritor e para divulgares a tua obra.
Em primeiro lugar, porque teres uma lista de e-mail permite que te posiciones como um especialista na mente dos teus leitores. O envio regular de conteúdo e informações de qualidade prova que estás determinado a fazer o teu trabalho profissionalmente, levando a sério a tua atividade de escritor.
Em segundo lugar, é provável que, com o passar do tempo, depois de receber os teus e-mails regularmente, o teu leitor comece a confiar em ti como escritor.
Em terceiro lugar, porque, provavelmente, os leitores da tua lista serão os melhores leitores do teu livro.
Um bom email marketing (de que falaremos em outro artigo) traduz-se em vendas reais.
Se queres conectar com os teus leitores tens de criar e depois nutrir a tua lista.
O que é a lista?
A lista é uma ferramenta necessária em quase todos os negócios digitais.
Quando, de algum modo, pedes aos teus leitores que te deem o seu nome e e-mail (e, às vezes, também o contacto telefónico) estás a criar lista e isto pode ser absolutamente fundamental para a tua caminhada de escritor.
Como construir a lista?
Para criar lista de leitores, o que tens de fazer é oferecer-lhes a possibilidade de que, de modo consentido e voluntário (para cumprires o RGPD: Regulamento Geral de Proteção de Dados) te ofereçam o seu nome, e-mail (e telefone).
Como escritor, há fundamentalmente duas formas de fazer isso:
1 - Faz chamadas de atenção (CTA - Call to Action) no teu site/blogue e nas tuas redes sociais. Não tenhas medo de, nos teus artigos do blogue e publicações das redes sociais, pedir explicitamente aos teus leitores que te deem os seus contactos para que recebam notícias tuas.
Em troca e como benefício, tu prometes enviar-lhe conteúdo de valor e notificações de um livro novo ou de ofertas e promoções específicas.
Numa palavra: na tua rede digital, pede aos leitores que te deem os seus contactos e oferece-lhes a possibilidade de fazer isso através de um formulário de subscrição ou assinatura ou, ainda, através de um funil de leads ou de um pop-up para esse efeito.
2 - Oferece Recompensas (leadmagnets). Construir lista não é fácil, sobretudo se ainda não és conhecido. Muitos leitores vão perguntar-se quem és tu para lhe pedir os contactos. Para superar esta objeção, podes motivar os leitores a dar-te o seu e-mail, oferecendo-lhe uma recompensa gratuita que lhes possa ser útil. No marketing digital, a esta recompensa chama-se leadmagnet.
Eis algumas recompensas que, como escritor, podes oferecer aos teus leitores, sem esquecer o problema ou dor que cada um resolve ou responde:
- E-book (vê este exemplo)
- Quiz
- Sessão gratuita / encontro on-line
- Grupo de Facebook (vê este exemplo)
- Checklist
- Templates
- Infográficos
- Exercícios práticos (vê este exemplo)
- Resto de um artigo de blog
- Vídeos
- Curso por e-mail (vê este exemplo)
- Mindmaps
- Desafios
- Catálogos
- Lista de espera
- Software
- Músicas (vê este exemplo)
- 10 melhores vídeos sobre dado tema
Como gerir a tua lista?
Para construires e gerires a tua lista de leitores, precisas de um gestor de e-mail, isto é, de um programa que recolha os dados e a partir do qual possas enviar e-mails.
Nós usamos o Systeme.io, mas há também o Activecampaign, o MailChimp, o SendinBlue, entre outros.
Com estes programas, podes segmentar a tua lista, ou seja, saber exatamente de onde vêm os teus leitores (do blogue, da recompensa x ou y).
Isto é importante porque permite-te saber onde obtêns mais leads e podes segmentar as tuas campanhas de e-mail.
Não te esqueças, porém, que, para obter lista de leitores, tens de ter visitas ao teu site/blogue, tens de tens recompensas e funis de leads.
Como nutrir a tua lista?
Ao mesmo tempo que constróis a lista, tens de te preocupar em alimentar a que já tens. Não te esqueças que o teu leitor tem o direito, de acordo com o RGPD, a cancelar a sua subscrição e isto tem de constar no e-mail que lhe envias.
Para que isso não aconteça tens de criar conexão com o teu leitor e oferecer-lhe conteúdo de valor.
Assim, evita o spam, criando conteúdo de qualidade e sendo prudente no uso que fazes da tua lista. Poucos emails com bom conteúdo são melhores do que muitos com pouco ou nenhum valor. Privilegia a qualidade à quantidade. Se o teu leitor recebe muitos e-mails com conteúdo irrelevante, tenderá a abandonar a tua lista.
O ideal seria enviares, pelo menos, uma Newsletter mensal, dando conta das tuas principais atividades como escritor.
Além disso, se, por exemplo, fazes uma Live semanal ou outro evento de forma regular, podes enviar aos leitores essa informação no dia anterior ou no próprio dia (algumas horas antes).
Podes ainda, como fazem alguns escritores, enviar uma Newsletter semanal (a modo de carta ou mensagem) sem esquecer que, nesta opção, tens de ser original, criativo e com conteúdo que vá ao encontro do teu leitor.
Síntese
Por tudo isto, tens de ter:
- na tua rede digital, chamadas de atenção para que os leitores possam entrar na tua lista;
- algumas recompensas de valor (leadmagnets) que possas oferecer em troca do e-mail;
- uma Newsletter mensal/semanal criativa, original e de valor para o teu leitor;
- um programa que te permita fazer a gestão de recepção, envio e segmentação de e-mails.
Começa hoje a fazer a tua lista!
E, já agora, subscreve a lista da Trinta-por-uma-linha, na caixa (pop-up) que viste ao aceder a este site/blogue!
João Manuel Ribeiro
Política de Privacidade I Termos e condições
© 2021 | Trinta-por-uma-linha
E-mail: geral@trintaporumalinha.com I Contacto: Rede fixa 226090272 I Rede Móvel 961827165