Somos pela escrita, edição e promoção do livro e da leitura infantil e juvenil
Como encontrar o nome perfeito para a minha personagem?
7 Dicas eficazes!
Inventar um nome para uma personagem é fácil, mas dar-lhe um nome que lhe assente que nem uma luva e que fará com que se torne memorável para os teus leitoresé um verdadeiro desafio!
Até podes já ter decidido tudo sobre a personagem e sobre a história que vai viver, mas não consegues escolher se vai ter um nome curto e incisivo, como James Bond, ou um nome memorável e com significados implícitos, como Darth Vader.
Para que um nome marque o leitor e fique na sua memória, este deve ser tão pensado quanto qualquer outro elemento da tua narrativa. Os nomes das personagens estão para as personagens como os títulos estão para os livros, por isso, não escolhas um nome qualquer só porque soa bem, mas dá-lhe significado.
Então, para que não te sintas paralisado na hora de tomar esta decisão, temos algumas dicas que te ajudarão a escolher o nome perfeito para a tua personagem!
7 Dicas para dares o nome ideal às tuas personagens
1. Um bom nome deverá contar algo sobre a tua personagem
As conotações, sons e até as letras usadas no nome de uma personagem podem ser usadas para dar ao leitor uma noção sobre a sua personalidade e caraterísticas.
Achas que Thomas Harris deu a uma personagem que come pessoas o nome Hannibal por acaso?
Aconselhamos-te, então, a também contar algo sobre a tua personagem através do seu nome, quer seja sobre a sua personalidade, sobre a época em que vive, o seu statussocial ou a sua nacionalidade.
Também podes atribuir às tuas personagens nomes irónicos, que reflitam o oposto de quem eles são. Imagina uma Anabela Tagarela que não é muito faladora ou um João Paciência que não tem paciência nenhuma. Se nunca experimentaste esta técnica, talvez seria uma boa ideia. Temos a certeza de que o teu leitor não se esquecerá de nomes como estes!
2. Usa os sons para transmitir características
Já reparaste que o nome Severus Snape soa severo e que o nome Bilbo Baggins soa desajeitado? J. K. Rowling e J. R. R. Tolkien sabiam precisamente o efeito que estes nomes teriam e que refletiriam na perfeição a personalidade das personagens que identificam.
Queres fazer o mesmo com as tuas personagens?
Este efeito está relacionado com o uso de recursos expressivos e mecanismos literários como a repetição, onomatopeia e a aliteração.
E que tal experimentares e partilhares o resultado connosco nos comentários?
3. Pesquisa o significado original dos nomes
Se escolheres um nome que já exista, pesquisa primeiro a sua origem.
Os leitores são inteligentes e vão perceber se houver alguma incongruência. Se deres a uma personagem cobarde um nome que, etimologicamente, significa “valente”, alguém vai reparar.
A não ser que tenhas a intenção de criar nomes irónicos, como te aconselhamos anteriormente, não te aconselhamos a dar um nome a uma personagem sem saber mais sobre a sua origem.
4. Usa os recursos que tens à mão
Às vezes é inevitável, por mais que queiramos fugir do bloqueio criativo, nada funciona. Não te sintas mal se nenhuma técnica resultar. Há imensos recursos que te podem ajudar quando não tiveres mais ideias:
Eis alguns:
1. Lista telefónica,
2. Geradores online de nomes de personagens;
3. Listas de nomes para bebés;
4. Wikipédia (sobretudo para encontrar nomes de personagens estrangeiras);
5. A rua e o dia-a-dia (Sabias que a J. K. Rowling encontrou os nomes para algumas das personagens de Harry Potter num cemitério?)
6. Geradores online de Anagramas (Já experimentaste colocar o teu nome num destes geradores de anagramas? E que tal o nome da tua próxima personagem ser um anagrama do teu nome).
5. Diz o nome em voz alta
Quando tiveres um nome em mente, investe um pouco do teu tempo para testar em voz alta a sua adequação.
Soa bem? É fácil de lembrar e de pronunciar? Parece ser marcante?
Podes ainda perguntar a alguém próximo qual é a sua opinião quanto a estas questões.
É importante que faças este teste, pois o teu leitor vai reparar nestes aspetos, por isso, também tu deves estar atento a eles.
6. Cria alcunhas para as tuas personagens
Outra técnica que tornará as tuas personagens mais marcantes é atribuindo-lhes alcunhas.
Assim que escolheres um nome, pondera dar uma alcunha à tua personagem que só os seus amigos mais próximos e família usem. Por exemplo, um a personagem Chico, da série Uma Aventura, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, é conhecida somente por esta alcunha que os seus amigos lhe chamam.
7. Evita começar vários nomes com as mesmas letras
Maria, Marta e Mara são bons nomes para trigémeas, mas será que os teus leitores conseguirão distingui-las?
O conselho que te damos é que evites nomes de personagens que soem semelhantes, pois é muito provável que venhas a confundir os leitores e que faças com que eles não consigam diferenciá-los.
Chegaste ao fim do artigo!
Se aplicares estas dicas, partilha connosco os resultados!
Caso já tenhas criado um nome para uma personagem do qual te orgulhes particularmente, conta-nos também!
E se gostaste, partilha este conteúdo para que possas ajudar mais escritores que não sabem que nome dar às suas personagens!
Política de Privacidade I Termos e condições
© 2021 | Trinta-por-uma-linha
E-mail: geral@trintaporumalinha.com I Contacto: Rede fixa 226090272 I Rede Móvel 961827165