Trinta-por-uma-linha


Somos pela escrita, edição e promoção do livro e da leitura infantil e juvenil


O que é um agente literário

e como me pode ajudar?


Se és autor ou se acompanhas o mundo da escrita, já deves ter ouvido falar em agente literário. Mas o que é um agente literário? Quais são as suas tarefas? Há vantagens de ser acompanhado por um

Conceito de agente literário e as suas caraterísticas

Um agente literário é um intermediário entre o autor e a editora, em que a sua função é representar os interesses do autor. Esta tarefa, que pode ser desempenhada por uma empresa ou por um profissional individual, não exige nenhuma formação, no entanto é necessário que o agente tenha um bom conhecimento acerca do mercado editorial e seja um bom comunicador.


Além dessa capacidade, é também fundamental que o agente tenha uma boa capacidade de negociação e persuasão. Isto porque, se por um lado estamos perante uma pessoa que negocia os direitos de autor e analisa cláusulas de contratos, por outro também a encaramos como aquela que vai vender o livro à editora – por isso terá de apresentar a obra de forma atrativa e convincente. Mas será que as funções do agente terminam por aqui?


O trabalho de um agente literário começa antes das negociações e vai além da publicação do livro, por isso as suas funções são diversificadas. Por exemplo, antes do manuscrito ser enviado, o agente avalia-o e dá a sua opinião (enquanto profissional e leitor). Assim como depois de ser publicado, este profissional observa e intervém na promoção da obra. Ou seja, o agente literário acompanha todo o processo: negociação, pré-publicação, publicação, vendas e promoção da obra.


Deste modo, além do vasto conhecimento acerca do mercado editorial que o agente deve ter, este deve ainda ter sensibilidade(e imparcialidade) para avaliar manuscritos, deve conhecer bem as tendênciase o público-alvo do género em questão, dominar a área ligada aos contratose estar a par dos eventos de promoção (feiras do livro, catálogos, apresentações, ateliers, etc.).


Vantagens de trabalhar com um agente literário

Como já deves ter percebido, trabalhar com um agente literário tem diversas vantagens, mas não só para os escritores:

  • Opinião crítica do manuscrito: Antes do manuscrito ser enviado, normalmente o agente ajuda-te a prepará-lo, opinando e formatando o teu documento para a sua melhor versão.


  • Acompanhamento: O agente acompanha o autor em todo o processo (até verifica os pagamentos da editora ao escritor).


  • Acesso às editoras: Um agente literário, à partida, tem uma boa rede de contactos, por isso será mais fácil para ele chegar até às pessoas ou editoras certas.


  • Conhecimento na área editorial: O agente sabe quais são as tendências do momento, o que os leitores querem ler e em que período deve ser publicada uma obra. Também deve conhecer diversas editoras e os seus tipos de publicação – assim será mais fácil entender para onde devem ser enviados os manuscritos.


  • Estratégia: Para apresentar um livro e vendê-lo a uma editora é necessário ter confiança, conhecimento e capacidade de persuasão, mas também uma estratégia bem definida – o agente deve estar familiarizado com marketing.


  • Filtrar manuscritos: Os agentes literários ajudam as editoras indiretamente ao filtrarem as obras recebidas. Por isso é que é tão importante a sua opinião no início do processo.


Como encontrar um agente literário?

Em Portugal, a profissão do agente literário ainda não é muito conhecida – por ser um país pequeno e, consequentemente, ter também um mercado pequeno –, no entanto, para encontrar um agente literário é necessário ter em conta os seguintes aspetos:

  • Escrever um bom livro: Este é o ponto de partida para todas as etapas do percurso (agente, editoras, vendas, leitores, etc.). Não te esqueças que todos os editores procuram algo único!


  • Pesquisar agências ou agentes: Em Portugal existem poucas empresas que oferecem este tipo de serviço, no entanto também existem muitos agentes independentes. Ter uma boa rede de contactos pode facilitar a tua tarefa.


  • Selecionar o agente: Deves escolher o agente de acordo com o género do teu livro e com os teus objetivos. Por exemplo, não vais enviar o teu policial a um agente que trabalhe apenas com literatura infantil.



Por fim, quando enviares o teu manuscrito, acrescenta também uma carta de apresentação onde fales da tua formação, do teu percurso profissional, mas também de ti – o que mais gostas de fazer, qual é a tua inspiração, quais são os teus hobbies, entre outras informações.


Contratar um agente literário não garante a publicação do teu livro, mas aumenta a probabilidade de isso acontecer!



Bibliografia

Albatroz, Editora. (2015). O que faz um agente literário? Obtido de Editora Albatroz: https://editoraalbatroz.com.br/o-que-faz-um-agente-literario/

Comentários!

Política de Privacidade I Termos e condições

© 2021 | Trinta-por-uma-linha

E-mail: geral@trintaporumalinha.com I Contacto: Rede fixa 226090272 I Rede Móvel 961827165