Somos pela escrita, edição e promoção do livro e da leitura infantil e juvenil
Muitos escritores (eu incluído) queixam-se da falta de tempo e da falta de disponibilidade. São tantas as solicitações que resultam da escrita, edição e promoção de um livro que o tempo escasseia e torna-se difícil fazer opções e alinhar prioridades.
Quem escreve e ainda não publicou, mas deseja muito fazê-lo, não sabe que caminho tomar para o conseguir e, geralmente, perde tempo e energia sem obter resultados.
Hoje, face às mudanças no meio literário e às oportunidades que a internet possibilita, é necessário ter objetivos de escrita claros e estratégias de edição e marketing assertivas.
Tudo isto pode-se conseguir através do estudo e da leitura individuais, mas a aprendizagem e o contacto com quem fez ou está a fazer este caminho é essencial e inspiracional.
Um retiro literário, orientado por quem já fez e continua a fazer caminho na escrita, edição e promoção do livro, constitui o momento e o lugar apropriados para definir e implementar uma estratégia consistente e adequada.
Um Retiro é, segundo o Dicionário, a acção e o resultado de retirar ou de se retirar (deixar uma actividade; conseguir que alguém se afaste; separar alguém ou algo).
A noção de retiro é usada para designar a prática de afastar-se por um tempo das obrigações do dia-a-dia para se dedicar a algo importante ou valioso para quem decide retirar-se.
Num retiro, tanto podem haver actividades individuais como propostas colectivas, como, ainda, conversas entre quem faz o retiro ou com convidados.
Habitualmente, os retiros são realizados em lugares distantes e tranquilos para facilitar que as pessoas possam concentrar-se e descansar. Nestes lugares, costuma reinar a tranquilidade e a calma e o contacto com a natureza.
Um retiro pode durar desde um fim-de-semana até várias semanas ou meses, consoante os objetivos pretendidos.
Dependendo do objetivo concreto, num retiro literário há tempo e espaço para:
Num retiro literário tem de haver resultados tangíveis e intangíveis.
Os resultados intangíveis derivam fundamentalmente do facto de te desligares das ocupações e obrigações do dia-a-dia, como as relacionadas com o trabalho, a família, os compromissos sociais, etc., e descansares.
Os resultados tangíveis são, no essencial, os que derivarem da configuração que deres aos teus objetivos, procedimentos e estratégias.
O retiro literário para escritores de Literatura Infantil e Juvenil é uma iniciativa da Trinta-por-uma-linha e do LabDEC, dinamizado pelo poeta, escritor e editor João Manuel Ribeiro.
Este retiro destina-se exclusivamente a escritores ou candidatos a escritores de Literatura Infantil e Juvenil.
Os objetivos deste retiro literário são: (1) começar ou redirecionar a tua caminhada de escritor de LIJ, (2) alinhar a tua escrita com o teu leitor ideal, (3) planear a tua proposta editorial e (4) esboçar o teu plano de marketing.
Os dias deste retiro são: 9 de junho, ao fim da tarde, 10 ( dia de feriado nacional) e 11, sábado. Ainda ficas com o domingo, dia 13 para a tua família ou as tuas atividades.
O local é o Axis Ponte de Lima Golf Resort Hotel.
É um espaço muito agradável onde, além das comodidades dos hotéis da cadeia Axis, podes desfrutar da natureza, da gastronomia e, ainda, da piscina e do ginásio.
Usufruir de dois dias num local como este ( com tudo incluído), com um orientador e convidados especialistas, tem o seu preço. Alguns dirão que é elevado, mas tendo em conta o orientador e os convidados e as condições de alojamento, acreditamos que receberás imensamente mais valor do que o que pagas. Além disso, podes levar um acompanhante, sendo que este tem alojamento e pequenos almoços gratuitos (e piscina e ginásio) e só tem de pagar os almoços e jantares.
Fantástico, não é?
Se queres dar um rumo à tua caminhada de Escritor(a) de Literatura Infantil e Juvenil
[JMR]
Política de Privacidade I Termos e condições
© 2021 | Trinta-por-uma-linha
E-mail: geral@trintaporumalinha.com I Contacto: Rede fixa 226090272 I Rede Móvel 961827165