Trinta-por-uma-linha


Somos pela escrita, edição e promoção do livro e da leitura infantil e juvenil


Pontos de vista:

fica a conhecer os diferentes tipos de ponto de vista

e como utilizá-los nas tuas narrativas


O ponto de vista consiste na perspetiva pela qual uma história é narrada ou o ângulo pelo qual os leitores vivenciam o enredo e observam os comportamentos das personagens. A história tanto pode ser contada por uma personagem que está diretamente envolvida na história ou por uma perspetiva externa que tudo vê e que conhece todas as personagens.


Neste artigo, vamos ajudar-te a familiarizar e a perceber como utilizar este mecanismo literário.


Vamos começar por te falar sobre os 3 tipos de ponto de vista e dar-te exemplos que te ajudarão a percebê-los melhor!


Quais são os 3 tipos de pontos de vista narrativo?

Na ficção, há três tipos de ponto de vista narrativo primários: primeira pessoa, segunda pessoa e terceira pessoa.


Primeira Pessoa

No ponto de vista da primeira pessoa, uma das personagens está a narrar a história e é uma das perspetivas mais comuns e de escrita mais intuitiva, uma vez que é a aquela que usamos para contar as histórias do nosso dia-a-dia. As histórias escritas na primeira pessoa utilizam os pronomes de primeira pessoa, como na seguinte frase:


Eu fui ao minimercado do meu tio para lhe dizer que

a minha mãe o convidou para jantar em nossa casa.


Este tipo de perspetiva faz com que o leitor assuma que a personagem que narra está envolvida na história, quer seja o protagonista ou alguém que lhe seja próximo.



Narrativas de primeira pessoa dão ao leitor uma sensação de intimidade e de maior acesso à mente da personagem, contudo estão limitadas pelas visão subjetiva e capacidades percetivas do narrador, o que pode ser uma vantagem ou desvantagem, dependendo da narrativa.


Um dos exemplos do ponto de vista de primeira pessoa pode ser encontrado em Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Livros de literatura juvenil, de ficção científica ou autobiografias são exemplos de géneros literários que usam frequentemente o ponto de vista de primeira pessoa.


Segunda Pessoa


Narrativas de segunda pessoa são pouco comuns na literatura, mas existem! Como o nome indica, são narrativas feitas com pronomes da segunda pessoa, como no exemplo:


Tu foste ao minimercado do teu tio para lhe dizer que

a tua mãe o convidou para jantar em vossa casa.


O propósito desta perspetiva narrativa é transportar o leitor para dentro da história e fazê-lo sentir como se fosse parte da ação, uma vez que o narrador fala diretamente com ele. É usado com maior frequência em contos, poesia ou em livros de não-ficção, nomeadamente, em livros de autoajuda.


Este tipo de perspetiva será mais desafiante de escrever para a maioria dos escritores, mas é uma excelente forma de elevar as nossas competências de escrita a um próximo patamar!


Terceira Pessoa


Nesta perspetiva, o autor narra uma história sobre as personagens e refere-se a eles com pronomes da terceira pessoa, como no exemplo abaixo:


Ele foi ao minimercado do seu tio para lhe dizer que

a sua mãe o convidou para jantar em sua casa.


Este ponto de vista subdivide-se em terceira pessoa limitada e terceira pessoa omnisciente:


· A narrativa de terceira pessoa limitada acontece quando o narrador pode apenas revelar os pensamentos, sentimentos e perspetivas de apenas uma personagem de cada vez. Esta perspetiva é usada, frequentemente, em romances e em livros de suspense.


· Na narrativa de terceira pessoa omnisciente, como a expressão indica, o narrador é omnisciente e pode revelar tudo o que aconteceu, está a acontecer ou acontecerá dentro do universo da história. Este tipo de perspetiva é usada com frequência em livros de fantasia e de ficção literária.


Como posso narrar as minhas histórias utilizando os diferentes pontos de vista?

Se quiseres saber qual é o ponto de vista que se encaixa que nem uma luva na tua história ou como aplicá-lo da forma certa, tenta colocar estas dicas em prática:


1. Experimenta diferentes pontos de vista: a melhor forma de saber qual é o melhor ponto de vista para a tua narrativa é experimentar narrá-la usando as diferentes perspetivas. Aquela que fará com que a tua escrita flua melhor, será a certa para a tua narrativa!


2. Está ciente das limitações: ao narrar os acontecimentos pelos olhos de uma personagem, deves estar sempre consciente que as tuas personagens têm limitações.Enquanto escreves, revê o texto com frequência para que possas encontrar eventuais erros e incongruências, pois podes ter permitido que o narrador tivesse partilhado informações que não era suposto saber ou tenha opiniões que não deveria ter.


3. Muda de ponto de vista: não tens de ficar preso a um ponto de vista a narrativa toda. Podes passar do primeiro para o terceiro ou do primeiro para o segundo, conforme for mais adequado. No entanto, não mudes de ponto de vista na mesma cena ou capítulo, pois mudanças repentinas vão ser disruptivas e tornar-se-ão confusas para o leitor.

Agora que já te mostrámos quais são os diferentes pontos de vista que podes usar para narrar as tuas histórias e te demos algumas dicas, conta-nos se já usaste alguma destas perspetivas para escrever.


Já agora, se gostaste, partilha este artigo para que possas ajudar mais escritores!

Comentários!

Política de Privacidade I Termos e condições

© 2021 | Trinta-por-uma-linha

E-mail: geral@trintaporumalinha.com I Contacto: Rede fixa 226090272 I Rede Móvel 961827165