A Galinha Churra

Xan López Domínguez, autor e ilustrador de literatura infantil, nasceu em Lugo em 30 de dezembro de 1957.

Estudou História da Arte na Universidade de Santiago de Compostela.

Depois de terminar os estudos, fundou o coletivo Xofre junto com Francisco Jaraba e Miguelanxo Prado. Xofre é considerado o primeiro fanzine galego dedicado à publicação de banda desenhada galega. Colaborou também com algumas publicações de humor, como Can sen Dono, bem como no semanário A Nosa Terra e no jornal La Voz de Galicia .Durante algum tempo, deu aulas de desenho.


O mais importante em uma ilustração é que existe um componente de cumplicidade com as crianças. É por isso que, às vezes, quando desenho, me comporto quase como uma criança. Porque se não tentar entendê-los, podemos passar três dias falando línguas diferentes. Tem de conseguir essa abordagem, às vezes quase inconsciente.


Desde então, ilustrou mais de trezentas obras, com as quais conquistou inúmeros reconhecimentos em Espanha e no exterior: a sua obra Voces en la laguna (1990) foi selecionada em junho de 2000 no VI Simpósio de Literatura Infantil e Leitura da Fundação Germán Sánchez Ruipérez como uma das cem obras da Literatura Infantil Espanhola do século XX. Por outro lado, em 1991 foi o primeiro artista galego incluído no catálogo oficial de ilustradores da prestigiada Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, participação que se repetiu durante quatro anos consecutivos, obtendo também a Placa da Bienal de Bratislava.


Tu podes contar às crianças a história mais estranha, como a do Drácula. Eles sabem que os vampiros não existem, mas se deres a essa história uma certa coerência narrativa, as crianças vão entender da primeira vez, porque a sua imaginação não tem limites e lidam com um tema mais amplo do que os adultos, que inclui personagens tão fascinantes como os piratas, bruxos, bruxas... tão divertidos de desenhar.


Em seguida, ingressou no IBBY Berlin Honor List em 1992 e recebeu o Prémio Ilustrador do Ano da Feira de Bolonha-UNICEF 1993 e o Prémio Malba Tahon da Federação Brasileira do Livro Infantil e Juvenil-IBBY 1994.

Em 2008 foi candidato espanhol do IBBY ao Prêmio Astrid Lindgren e, em 2010, foi indicado ao Prémio Hans Christian Andersen, além de ter sido incluído na The White Ravens List da Internationale Jugendbibliothek em Munique, por My Lost Stories .


É muito mais divertido escrever para crianças do que para adultos.


Os seus trabalhos foram exibidos em todo o mundo, em Barcelona, ​​Bolonha, Londres, Madrid, Munique, Roma e Tóquio.

Xan López Domínguez fez parte de um grupo de ilustradores internacionais que coeditaram uma obra gráfica para o UNICEF.

Embora seja mais conhecido por suas ilustrações fantásticas, Xan López Domínguez há muito tempo escreve as suas próprias histórias.


No início, escrever era muito difícil para mim. Mas graças à paciência e ao método. Cada vez sou mais escritor e menos ilustrador.


A sua história mais famosa é A Galinha Churra, escrita em 1990 e que foi traduzida em vários idiomas. Esta obra foi (re)ilustrado, pelo próprio autor, em diversas ocasiões ao longo desses anos, como é o caso desta edição da Trinta-por-uma-linha, editora no qual ilustrou o livro Poemas da Bicharada.

Na próxima quinta-feira, dia 08 de outubro, pelas 18 horas, terás oportunidade de conhecer melhor este escritor/ilustrador, na Live de apresentação do livro A Galinha Churra, no Facebook e no YouTube, da Trinta-por-uma-linha!


56 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube

Trinta Por Uma Linha - (escritório) Largo Eng. António de Almeida, 30, 3.º Andar - Sala DD3 - 4100-065 Porto

NIF 508381037

geral@trintaporumalinha.com