Live com Luísa Ducla Soares, hoje, pelas 18h!

Luísa Ducla Soares (Lisboa, 1939) é uma das mais originais autoras portuguesas no campo da criação literária preferencialmente dedicada à infância. Com mais de uma centena de títulos publicados, dedica-se, desde 1972, a escrever narrativas, predominantemente contos, pontualmente texto dramático e, com muita frequência, poesia, quer a partir da recuperação de textos poético-líricos da tradição (apresentados na forma de coletânea ou compilação ou servindo como matriz inspiradora, tanto do ponto de vista estrutural/formal, como temático), quer criando composições que, genericamente, pelo humor, pelo nonsense e pelo ritmo, permitem a sua consideração como uma das vozes mais especiais no domínio em causa.


«Foi o meu pai quem despertou em mim o gosto pelas palavras, pela literatura, numa afetuosa partilha, por via da oralidade. Ele sabia de cor lengalengas, versos jocosos, trava-línguas e muita poesia.» (Casa da Leitura).


É este alimento poético que aqui é evocado, esta herança e reinvenção do tradicional, consubstanciado na utilização predominante de quadras, das redondilhas (maior ou menor), da rima cruzada, pobre e de refrão, que conhecemos, por exemplo, quer em A Nau Mentireta (1992), quer num elevado número de poemas patentes em A Gata Tareca e Outros Poemas Levados da Breca (1990), apenas para citar dois exemplos.

Neste ano de 2020, Luísa Ducla Soares celebra 50 anos de vida literária. A este propósito, a Trinta-por-uma-linha leva a cabo uma Conversa / Live com a autora para lhe dar os parabéns!


Será esta tarde, no Facebook da Trinta-por-uma-linha, pelas 18horas!


A este propósito, oferecemo-vos o pdf do nosso livro comemorativo dos 40 anos de vida literária.

LDS_SIMPÓSIO_4o_anos_de_vida_literária
.
Download • 467KB

!


202 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube

Trinta Por Uma Linha - Largo Eng. António de Almeida, 30, 3.º Andar - Sala DD3 - 4100-065 Porto

geral@trintaporumalinha.com