27 de janeiro de 2024

VI SUMMIT ON-LINE DE ESCRITA CRIATIVA

100% On-line, gratuito, ao vivo

De: João Manuel Ribeiro

Para: Professores, educadores, pais e jovens escritores


Olá, eu chamo-me João Manuel Ribeiro, sou poeta, escritor, editor e formador e sou o mentor e anfitrião do Summit On-line de Escrita Criativa.


É com grande prazer que te escrevo para te fazer um convite especial para a 5.ª edição do Summit Online de Escrita Criativa, um evento único e enriquecedor que reunirá mentes criativas e apaixonadas pela escrita.


O Summit de Escrita Criativa é um espaço onde a inspiração encontra a técnica e os entusiastas da escrita se reúnem para explorar, aprender e expandir os seus horizontes literários.

Este ano, estou entusiasmado por proporcionar-te uma experiência online que permitirá a tua participação de escritor(a), professor(a) e educador(a) ou apenas interessada na escrita criativa.


Os benefícios de participares deste evento são vastos e inestimáveis.


Durante o Summit, terás oportunidade :


Palestras com escritores de renome

Convidei três autores e especialistas reconhecidos no mundo literário para partilharem as suas experiências e insights valiosos sobre o processo criativo, técnicas de escrita e o panorama atual da literatura.


Oficina interativas

Farei uma oficina prática e interativa, focada em aperfeiçoar as habilidades específicas de escrita de uma história infantojuvenil, desde o tema e desenvolvimento de personagens até a estruturação do enredo.


Networking e oportunidades de colaboração

A interação com colegas e a possibilidade de estabelecer conexões com outros escritores, professores e educadores oferece-te um ambiente propício para partilhares ideias, criares sinergias e explorares oportunidades de colaboração futura.


Recursos e materiais exclusivos

Como participante, terás acesso a materiais didáticos, recursos online e conteúdos exclusivos que te vão ajudar no desenvolvimento contínuo das habilidades de escrita.


Acreditação como ACD

Se és professor ou educador, podes participar nesta edição do Summit e obter créditos de duas Ações de Curta Duração (uma pela manhã e outra pela tarde). As ACD são acreditadas pelo Centro Formação Francisco de Holanda (Guimarães).


Acredito firmemente que a participação neste Summit não apenas enriquecerá o teu conhecimento e prática da escrita, mas também te oferecerá novas perspectivas e oportunidades que impactarão positivamente o teu trabalho como educador ou profissional da escrita.


Reserva o dia 27 de janeiro - das 9 às 13h e dasa 14.30 às 17.30 - na tua agenda para te juntares a nós neste evento extraordinário.


Agradeço desde já o teu interesse e entusiasmo pela escrita criativa e espero ansiosamente pela tua participação na 6.ª edição do Summit Online de Escrita Criativa.


Um abraço

João Manuel Ribeiro

A FORMA COMO ESCREVES É DETERMINADA PELO QUE SABES


Então, precisas de descobrir:


- Como transmitir a poesia (na sala de aula)?

- Como encontrar o teu estilo?

- Como conseguir a maneira pessoal de contar.

- Quais os passos para erscreveres uma história infantojuvenil?


QUE EVENTO É ESTE?

Num mundo em que as palavras têm o poder de transformar realidades e tocar profundamente a alma, participar na 6.ª Summit Online de Escrita Criativa será um mergulho profundo no universo literário.

Descobre como os mestres das palavras moldam as suas narrativas, aprende técnicas que vão desafiar atua criatividade e conecta-te com uma comunidade apaixonada por contar histórias.


Prepara-te para desvendar segredos, desbloquear talentos e escrever os próximos (primeiros?) capítulos da tua jornada como escritor ou professor e educador que acredita no poder da literatura.


Será uma imersão on-line de um dia inteiro (das 9h às 13 e das 14.30 às 17.30h).

João Manuel Ribeiro é poeta, escritor, editor, investigador e formador.

Doutor em Ciências da Educação, mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, master em libros y literatura infantil y juvenil (Barcelona), mestre e licenciado em Teologia.

É fundador, mentor e diretor do projeto A Casa do João (iniciado em 2017: revista e PEL).

Escreveu e publicou 6 dezenas de livros de Literatura Infantil e Juvenil, repartidos entre a poesia e a narrativa. Tem livros traduzidos em Espanha (em Galego e Castelhano), na Colômbia, em Itália, na Eslovénia.

É formador de professores e de formadores. Tem-se dedicado à investigação nas áreas da Educação e da Literatura Infantil e Juvenil e à formação em Escrita Criativa, com alunos e professores.

CONVIDADOS


Pilar Verdu Del Campo

Professora de Língua e Literatura Espanhola, dirige a oficina de poesia Polimnia 222 da Universidade de Valência, criada por Elena Escribano, que desde 2002 vem ganhando inúmeros prémios entre os seus participantes.

Participou em inúmeras revistas (Turia, Tierra de Nadie, Anafora, Piedra de Molino, Kamchatka, etc.), em diversos meios de comunicação com os seus escritos, resenhas, apresentações e conferências. Também realizou múltiplas leituras públicas de textos, seus e de terceiros, em diversas cidades espanholas. Pertence à Associação Genialogias, na qual mais de trinta poetisas trabalham para restabelecer um cânone mais justo em que a obra de autores da mais alta qualidade ocupe o lugar que merece. É também uma colaboradora muito querida de PLH - Autora das coletâneas de poemas, “Axis mundi ”, vencvedora do XXIX Prêmio Gerardo Diego de Poesia ; "Reino das esponjas" , editado por Tigres de papel. coleção de poemas sobre a maternidade, da qual leu dois poemas, e “Tratado sobre Vagalumes”, com o pintor Gabriel Viñals.

Os seus poemas aparecem em diversas antologias.


https://www.pilarverdu.es


Cómo transmitir la poesía en el aula?



Vicente Marco

Romancista, contista, dramaturgo e professor de oficinas de escrita criativa, publicou e é autor de vários romances e um ensaio, vários contos e peças de teatro.

As suas obras foram representadas em diversas cidades espanholas e no México.

Na ficção obteve mais de cinquenta prémios, entre os quais, além dos mencionados, destacam-se o Prêmio Unamuno, o Prêmio Julio Cortázar, o Prémio Alberto Lista, o Prémio Jaén Novel e os Prémios Hucha de Oro.


https://www.vicentemarco.com


El estilo. La manera personal de contar. El regateo en la revisión entre autor y lector.


UM POUCO DO QUE VAIS APRENDER NESTE SUMMIT INCRÍVEL…


António Mota

Nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, a 16 de julho de 1957. Cedo concluiu o curso do Magistério Primário e aos 18 anos era já professor do Ensino Básico.

Em 1979 publicou o seu primeiro livro, intitulado A Aldeia das Flores, e não mais parou de escrever, tendo-se dedicado essencialmente à literatura infantojuvenil com mais de 80 obras publicadas.

Recebeu vários prémios, dos quais se destacam o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens (1990) para Pedro Alecrim, o Prémio António Botto (1996) para A Casa das Bengalas e o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, categoria "Livro Ilustrado" (2004), para Se eu fosse muito magrinho (com ilustrações de André Letria).

Em 2014 e 2015 foi nomeado para o prémio ALMA, um dos mais importantes prémios internacionais na área da literatura infantojuvenil.


Entrevista: O Processo Criativo

  • Como desenvolver um estilo próprio?
  • A maneira pessoal de contar / narrar?
  • Como rever uma história?
  • Como podes fazer chegar a escrita à tua sala de aula?
  • Como escrever um conto literário passo-a-passo?

©Trinta-por-uma-linha. Todos Os Direitos Reservados

Feito com