
Quando se fala de livros e do seu design, devemos ter em conta tudo aquilo que faz parte do layout. As margens, o espaçamento entre linhas, a hierarquia de títulos, subtítulos e texto… tudo isto tem influência no layout e na forma como visualizamos e lemos um livro. Desta vez, falemos de letras! A tipografia, tipo de letra, fonte ou typeface (pode ser chamada por muitos nomes!) tem como função dar forma à comunicação textual, seja ela impressa ou em formato web – é a base da comunicação verbal. Está profundamente interligada com a legibilidade do texto, a facilidade com que o leitor interpreta os carateres, com os aspetos que tornam a leitura mais eficaz e que permitem ao público interpretar melhor a mensagem do autor. Também há outro fator a ter em conta, a leiturabilidade, que se refere ao conforto da leitura. A forma das letras, o seu grafismo, tamanho e espaçamento entre carateres e entrelinhas, são aspetos essenciais na escolha de uma tipografia, seja para que projeto for. No caso de um livro, temos de pensar na sua temática, formato e público-alvo.
Também devemos ter em conta que existem vários tipos de fontes tipográficas, e conhecê-los é importante para que a escolha seja ponderada, inteligente e sensata.
Estas podem ser:
Serifadas (ou Serif) – são fontes que possuem pequenos prolongamentos e traços nas extremidades, chamados de serifas, bastante utilizadas em textos contínuos, revistas, jornais e livros. Promovem o conforto aos olhos humanos porque são lidas de forma contínua – as letras “unem-se” entre si. Exemplos? Entre as mais famosas, citamos a Baskerville, Garamond ou Times New Roman.

Não-serifadas (Sans Serif) – são as que não possuem os prolongamentos e traços nas extremidades (não têm serifas). São muito utilizadas em textos curtos e no design gráfico. De certeza que já ouviram falar na Helvetica, na Arial e na Calibri – as favoritas da Microsoft Office.

Manuscritas (Script) – consistem precisamente na simulação da escrita manual humana. Existem muitas opções: vamos destacar a Parisienne e a Lobster, ambas disponíveis gratuitamente.

Artísticas (Display) – estas são as mais extravagantes, relacionadas com temáticas específicas e cuja criação requer a ilustração de cada letra de forma muito criativa. Transcendem os estilos, podendo ser serifadas, não-serifadas ou manuscritas, têm elementos decorativos, foram pensadas para grandes formatos como posters ou billboards. Para visualizar melhor o conceito, distinguimos a Bookworm Kid (uma espécie de representação de caligrafia “à máquina”, baseada na energia nerd e nos amantes de livros), e a Larken (uma opção mais moderna, gráfica, com traços fortes e únicos que a tornam diferente).

Tendo isto em conta, vamos focar-nos num público em específico: as crianças.
Como já foi referido, a legibilidade abrange a facilidade do reconhecimento dos carateres – para as crianças ou pré-leitores, o processo de leitura é feito letra por letra, montando palavras. Logo, é fundamental desenvolver tipografias apropriadas às necessidades das crianças, para que compreendam as histórias e para que estas as ajudem na sua jornada da alfabetização. Há certos aspetos que devem ser considerados: as crianças reconhecem as letras pelas suas formas básicas, e as tipografias demasiado detalhadas podem não ser reconhecidas. Estes leitores necessitam de formas simples, letras grandes (sem cair no exagero) e com contra formas generosas (sendo estas o espaço branco no interior das letras). Falamos de estímulos: é compreensível que as formas das letras que os mais pequenos reconhecem são aquelas que aprenderam na escola, o que pode favorecer as fontes manuscritas em certos casos. O alto contraste também chama a atenção dos miúdos.

As crianças preferem formas que lhes chamem à atenção, que sejam familiares e fáceis de compreender. No processo de aprendizagem da leitura, isto torna-se ainda mais importante.
Vamos fazer um levantamento de fontes tipográficas apropriadas para livros de LIJ. É só escolher!
Para o texto:
Quicksand
Comfortaa
Linotte
Woodford Bourne
Lilly
Montserrat
Short Stack
Playtime With Hot Toddies
Gill Sans
Avenir
Arial
Nunito
Storytime
Abadi
Calibri
Para títulos:
Helsinki
Caroni
Bookworm Font
Charlemagne Std
DK Coal Brush
Pequena
Brocha Family
Comichate
Scaredy Pants
Spellbound Families
Wisp Typeface
Lunchbox
My Dear Watson Font
Sugar Hut
Sleepy Fat Cat
Milkman Family
Candlepin
Les Paul Font Family
Allspice
Highflier

Através desta lista, podemos comprovar as formas redondas e a simplicidade das fontes não-serifadas para os textos, e as fontes mais ilustradas e delicadas para títulos chamativos!
Existem vários locais online com fontes disponíveis a título gratuito. O Google Fonts é talvez o mais recomendável, pela variedade e qualidade dos seus conteúdos. No entanto, há mais opções para explorar: Fonts.com, Font Bundles, Behance, Dribbble, DaFont, FontSpace, Font Squirrel, Fontesk, entre outros. É provável que encontres fontes pagas nestes websites, tal como o são algumas das citadas mais acima, e muitas valem a pena. Temos opções para todos os gostos!

Como ficou comprovado, as fontes tipográficas são de extrema importância num livro: elas são o primeiro contacto do leitor com a história, são o estilo com que a mensagem vai ser passada, e devem refletir o pensamento do autor e as suas intenções. No caso da LIJ, é ainda mais fulcral escolher uma boa fonte, que crescerá com a criança que é sua leitora, e que será, muitas vezes, o primeiro contacto que um pequeno jovem tem com a literatura. Apostamos, então, nas formas arredondadas, nas ilustrações cuidadosas, na simplicidade e nos contrastes, que ajudam as crianças a distinguir melhor as letras e tornam os livros, para elas, mais apelativos. Se é de fácil compreensão, é de rápida leitura, e todos sabemos como é a paciência dos mais pequenos… O conforto da leitura trará incentivo e vontade de ler mais. Vamos transmitir-lhes aquilo que de melhor temos para oferecer!

Sara Oliveira
Bibliografia
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/26092/TIPOGRAFIA%20PARA%20LIVRO%20INFANTIL%20Desenvolvimento%20de%20um%20guia%20com%20recomendacoes%20tipograficas%20para%20designers.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- http://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/12056/1/TESE_finalissima.pdf
- /https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/7663/1/21443440.pdf


Política de PrivacidadeI Termos e condições
© 2021 | Trinta-por-uma-linha
E-mail: geral@trintaporumalinha.com I Contacto: Rede fixa 226090272 I Rede Móvel 961827165