Trinta-por-uma-linha

Ajudamos a escrever e a publicar livros de Literatura Infantil e Juvenil

Torna o teu site de escritor visível

Ter um site bem feito e personalizado não te garante visibilidade, é preciso torná-lo mais pesquisável. Portanto, torna o teu site de escritor mais visível.. Eis o que deves fazer para conseguir que isso aconteça…

1 – Otimiza o teu site (SEO-Search Engine Optimization)

A otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) fará com que o teu site apareça no topo das listas de resultados de pesquisa. Para começar, escolhe de 8 a 12 palavras-chave que melhor descrevam a tua escrita, os teus temas e a tua marca de escritor (não te esqueças de incluir o teu nome). Em seguida, certifica-te de que esses termos aparecem com a maior frequência possível no teu site. Não exageres ou forces palavras-chave onde elas não fazem sentido. Simplesmente usa as tuas palavras-chave em postagens do blog, cabeçalhos, na biografia, até mesmo no back-end do teu site. Os termos nem precisam de aparecer na página para que o Google os selecione: adicionar títulos às imagens que incluis pode fazer maravilhas para a tua visibilidade on-line. Torna o teu site de escritor mais visível, otimizando o SEO! Torna o teu site de escritor mais visível, otimizando o SEO!

2 – Marketing

Uma das maneiras mais confiáveis ​​de direcionar o tráfego para o teu site é simplesmente informar às pessoas que gostarias que elas o visitassem! Escolhe um URL fácil de lembrar e inclui o endereço na assinatura de correspondência e nos materiais promocionais: marcadores, pósteres, cartões postais e brindes. Mencionar o site na biografia de autor nos teus livros publicados é outra ótima maneira de ajudar os leitores a encontrar o caminho até ao teu site.

A promoção cruzada também é uma maneira poderosa de expandires o teu público. Divulgar (e falar) sobre o que escreveste como convidado num blog ou podcast de outra pessoa expõe novos potenciais leitores ao teu conteúdo. E se quiserem saber mais, convida-os a visitar o site do seu autor!

Torna o teu site de escritor mais visível, colocando o endereço do seu site em tudo e em todos os lugares!

3 – Redes sociais

Se o site é o lugar onde os leitores vão para aprender mais sobre ti e a tua escrita, as plataformas digitais são onde os leitores vão para interagir contigo em tempo real. Manter uma presença ativa nas redes sociais permite que os teus seguidores desenvolvam uma conexão pessoal contigo e com a tua marca de autor. As tuas contas das redes sociais podem aparecer em pesquisas na Internet quando as pessoas pesquisam o teu nome e, portanto, servem como (outro) ponto de partida para novos leitores.

Para trazeres seguidores do Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest para o teu site, certifica-te de ter um link de destaque para o seu site nas redes sociais (e vice-versa) para que os leitores possam conectar-se com um simples clique no botão. Torna o teu site de escritor mais visível nas tuas redes sociais.


4 – Botões de ação

Pode parecer óbvio, mas a tua escrita é fundamental para expandir a tua marca como escritor. Qual a melhor maneira de despertar o interesse das pessoas do que apresentar o teu texto ao maior número possível de leitores? Tens, por isso, de incluir botões de ação (CTA- Call to action), de modo a que os teus leitores se sintam convidados e interpelados a conhecer melhor o que escreves. Podes incluir estes botões em diversos lugares, desde que ajustados ao contexto. No site de escritores, o mais comum é «Ler mais…», mas também podem aparecer outros. Torna o teu site de escritor mais visível, inserindo botões que convidem à ação!

5 – Sorteios, passatempos

Se desejas aumentar o tráfego e ajudar o teu site a ter uma classificação mais elevada nas pesquisas on-line, considera oferecer um incentivo. Concursos, passatempos, brindes são maneiras fáceis de gerar cliques, e o prémio ou brinde não precisa ser caro. Entre outras possibilidades, podes oferecer um produto digital (um curso), a (cópia d)um e-book ou a possibilidade de pré-leitura de um excerto do teu próximo livro. Podes, até, vincular um concurso à sua lista de e-mails para fazer com que os novos visitantes regressem com regularidade ao teu site. Torna o teu site de escritor mais visível, através de Ofertas para os teus leitores!

6 – Conteúdo gratuito

O conteúdo gratuito é amigo dos escritores. Embora não devas distribuir os teus livros, a divulgação de textos, histórias curtas e capítulos completos são um ótimo conteúdo para o teu site, melhoram o SEO e fazem com que as pessoas se interessem pelo que tens a dizer. Torna o teu site de escritor mais visível, sem abusar de ofertas gratuitas!

7. Usa Hashtags

É importante que, nas redes sociais, as postagens tenham links para que o teu site chegue ao maior público possível. Uma maneira de conseguir isso é usando hashtags nas tuas postagens no Instagram e no Twitter. Hashtags agrupam postagens com um tópico comum para que seja mais fácil para os usuários encontrarem as informações em que estejam interessados. Torna o teu site de escritor mais visível, usando hashtags!

8. Colabora com outros escritores / autores

Trabalhar com outros escritores (e/ou ilustradores) é uma ótima maneira de promover o teu site e incentivar novos visitantes! Ao combinar os teus esforços de “conquista” de fãs com outros escritores, pode atingir um público mais amplo. Uma parceria no sorteio de um livro ou concurso de escrita de contos ou poemas (sobre determinado tema, ou não) é outra maneira de atrair mais visitantes ao teu site. Torna o teu site de escritor mais visível, colaborando com outros escritores e/ou ilustradores!

9. Oferece aos visitantes um motivo para parar

Atrai visitantes para o teu site com conteúdo especial: um capítulo exclusivo ou história de fundo para um personagem, ou uma prévia da capa ou acesso ao trailer do teu novo livro.

Embora seja importante para o público visitar o teu site, também é crucial que se envolva contigo quando já estiverem no site. Cria uma chamada à ação que faça com que os visitantes se inscrevam na tua newsletter ou lista na de e-mail. Torna o teu site de escritor mais visível e interage com os teus leitores!

10. Interage com a tua comunidade on-line

Há muitas comunidades de leitores e escritores nas redes sociais e, ser ativo nessas comunidades, pode trazer leitores curiosos para o teu site. Comenta as postagens de outras pessoas e visita os sites-blogs de outros autores. Torna o teu site de escritor mais visível e constrói uma comunidade ou uma tribo de leitores!


11. Escreve postagens de convidados

Escrever guest posts para outros sites é uma ótima maneira de alcançar um novo público para a tua escrita e o site. No entanto, certifica-te de que o site com o qual vais colaborar combina com o teu trabalho! E não escrevas um guest post que seja, apenas e basicamente, um anúncio sobre ti e o teu site: oferece algo útil e interessante. Torna o teu site de escritor mais visível e convita outros a escreverem nele!

12. Atualiza o teu site de autor

Um site lento e desatualizado fará com que os visitantes e novos fãs em potencial abandonem rapidamente o teu site. Revê periodicamente o teu site para garantires que todos os links funcionam, as informações estão atualizadas e não haja nada a tornar lento o teu site. Torna o teu site de escritor mais visível, atualizando-o com frequência!

13– Honestidade intelectual

E, finalmente, sê tu mesmo. Todos nós gostamos de sentir que conhecemos os artistas de que gostamos, seja um ator, músico ou escritor. Portanto, adiciona personalidade ao teu site. As pessoas podem ter chegado lá por aquilo que escreves, mas (agora) querem saber quem tu és. Não precisas, obviamente, de pôr a tua vida a nu, mas um forte sentido de identidade pode ajudar muito.


João Manuel Ribeiro

Comentários!

Política de Privacidade I Termos e condições

© 2021 | Trinta-por-uma-linha