Trinta-por-uma-linha


Somos pela escrita, edição e promoção do livro e da leitura infantil e juvenil


Como fazer a revisão anual dos teus objetivos de escrita?

Chegado o final do ano, é hora de fazer balanço do ano que termina e programar o Ano Novo que se aproxima. Sim, porque, como nos lembra Séneca, “quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”. E o lugar para onde se vai faz-se do caminho feito e do caminho a fazer. Portanto, aproveita estes dias para avaliar, definir metas, traçar estratégias e aproveitar o tempo.


Não te centres muito no que não cumpriste, nos obstáculos que encontraste e nas razões que não te permitiram superá-los. Estes aspetos apenas devem servir para saber onde estás e para onde queres ir.

Pega num dos teus cadernos e tenta responder (por escrito) a estas perguntas:

+ O que querias ter alcançado em 2021?

+ Fizeste isso? Como?

+ O que deixaste de fazer? Porquê?

+ Os teus objetivos para o próximo ano mudaram ou mantêm-se?


Respondidas estas perguntas, feito este diagnóstico, é tempo de perspetivar o futuro e, para isso, tens de te centrar nas três grandes áreas da tua atividade como escritor: a escrita, a edição (vendas) e a promoção (visibilidade).

Neste trabalho programático, deves adotar uma dupla atitude: rever/reajustar (redefinir).


As metas da escrita

Antes de mais, terás de fazer e responder a estas perguntas:

+ Quantas horas por semana te dedicas a escrever?

+ Conseguiste implementar um método de escrita?

+ O que te impediu de cumprir o teu horário de escrita?

+ + O que pode fazer para melhorar o tempo e as rotinas de escrita?

+ Os bloqueios à escrita são internos ou externos?

+ O que podes fazer para superá-los?


A questão do tempo (e da falta dele) é, na maioria dos casos, uma questão de prioridadee de falta de foco. Se o tempo de que dispões para escrever não chega para os teus objetivos, tens de sacrificar outros aspetos da tua vida.

Se a dificuldade está nos impedimentos internos tens de os identificar e trabalhar o teu mindset de escrito. Se os impedimentos são externos, tens de, realisticamente, ver como os superar e meter mãos à obra.

Os medos e os bloqueios podem ser vencidos com recurso a um mentor ou leitor crítico que te ajude a focar-te, a detetar os medos e bloqueios e a superá-los e constitua uma motivação extra e uma segurança necessária para enfrentar as rotinas de escrita com outra energia.

Uma nota: na redefinição das metas de escrita, sê o mais concreto possível, explicitando os resultados a obter e os limites temporais de cada um.


As metas da promoção (a tua visibilidade como escritor)

As redes sociais consomem muito tempo, podem ser uma distração (ocupação) permanente, mas são inevitáveis. Logo, ou tens alguém que cuida delas por ti ou terás de ser tu a tratar delas.

Como imagino que seja o caso terás de fazer e responder a estas perguntas:

+ Quantos seguidores conseguiste na tua rede social principal?

+ Quais as publicações que tiveram mais retorno?

+ Qual foi a maior dificuldade que encontraste? Estava relacionado com conteúdo, frequência, formato?

+ O que podes melhorar ou implementar no próximo ano?


Para o escritor, o site/blogue e as redes sociais são a sua casa digital, constituem um fórum para se conectar com os seus leitores. Por isso, tens de escolher e apostar na rede social onde julgas estarem os teus leitores, tens de publicar conteúdos (textos e artigos) com regularidade (sem fazeres deles os teus livros), tens de estudar a rede social para conseguires o máximo de conexão e interação.

Uma nota: o teu êxito como escritor não se mede pelo número de seguidores, mas, antes, pela interação que estes estabelecem contigo (comentários, gostos, etc.).


As metas da edição / vendas

A publicação de um livro gera sempre muitas e grandes expectativas. Investiste meses a escrever e a reescrever, acompanhaste o trabalho de ilustração (se for o caso), de paginação e edição com entusiasmo. Agora, esperas, portanto, que o livro tenha sucesso. Para que isso aconteça há muitas fatores que não dependem de ti e que te escapam por completo. Porém, deves perguntar-te o que poderias ter feito para obter melhores resultados.

+ Preparaste a apresentação do teu livro (com as etapas adequadas de pré-lançamento, lançamento e pós-lançamento) com cuidado?

+ Trabalhaste a tua visibilidade e conexão com os leitores antes do livro ser publicado?


As metas de edição são, provavelmente, aquelas em que poderás fazer menos, porque não dependem exclusivamente de ti. Todavia, há coisas que podes e deves fazer e programar, como ir a escolas, a programas de rádio e televisão, participar e divulgar o livro em fóruns apropriados, publicar excertos nas redes sociais, fazer passatempos em redor do livro, etc.


Ilha de Criatividade

Como se vê, há muitos aspetos a avaliar e a programar. Fica, de novo, provado que a escrita é um trabalho exigente em que há muitas variáveis a considerar.

Para que possas fazer a revisão anual dos teus objetivos de escrita recomendo-te que faças uma ilha de criatividade, isto é, que encontres um momento só teu para avaliares, mediares, programares e te (re)encontrares com o teu Grande Porquê na escrita e com cada uma das tuas metas.


Não espere pelo último dia do ano ou pelo dia 1. Fá-lo agora, dá-te tempo para pensares sobre o que deseja ser/alcançar como escritor.


JMR

Comentários!

Política de Privacidade I Termos e condições

© 2021 | Trinta-por-uma-linha

E-mail: geral@trintaporumalinha.com I Contacto: Rede fixa 226090272 I Rede Móvel 961827165