Somos pela escrita, edição e promoção do livro e da leitura infantil e juvenil
Ser escritor(a) não é, habitualmente, fruto da sorte ou do acaso, mas resulta de uma paixão transformada em trabalho paciente, persistente e dedicado.
Tu podes começar a escrever sem estratégia ou plano ou, ao invés, ter um plano assente em pilares que podem fazer de ti um(a) escritor(a) de verdade!
Estas 10 estratégias ajudar-te-ão a ter e a seguir um plano estratégico de escrita, edição e promoção do teu livro.
1 - Se escreves e queres publicar, nunca desistas, porque desistir não é opção. Confia em ti, no teu talento e sê perseverante. Escrever ę publicar é uma corrida de fundo, uma maratona!
2 - Se escreves, acredita que podes escrever ainda melhor. Trabalha, estuda, aperfeiçoa a tua escrita e o teu estilo.
3 - Se escreves para ser lido, respeita os teus leitores. Descobre quem é o teu leitor ideal, estuda-o e desafia-o no que escreves. E relaciona-te com ele.
4 - Se escreves e queres publicar, define com clareza os teus objetivos de escrita, edição e promoção. E persegue, pacientemente, esses objetivos.
5 - Se escreves e queres publicar, prepara-te para veres o teu manuscrito recusado pelas editoras. Isso não quer dizer que o teu manuscrito seja mau. Poderá querer dizer que não o enviaste para a editora certa ou no momento certo. Estuda bem o perfil das editoras que editam o teu tipo de texto/livro.
6 - Se escreves e queres publicar, toma consciência de que o que é uma paixão para ti é um negócio para o editor. O editor é alguém que, quando te publica, investe em ti (e poderia não fazê-lo). Se publica o teu livro, colabora com ele na sua promoção.
7 - Se escreves, faz da tua escrita uma marca pessoal, constrói uma rede digital (site, blogue e redes sociais) e cria a tua audiência de leitores. A tua marca sobrepõe-se à vida das editoras.
8 - Se escreves e o fazes de modo sério, entende a tua escrita como um trabalho que tem de ser recompensado de algum modo. Por isso, conhece e reivindica os teus direitos de autor e alguma recompensa pelo teu trabalho.
9 - Se escreves e o teu livro tem sucesso (leitores e vendas), mantém-te humilde. O êxito literário é fruto de muitas circunstâncias e é efémero.
10 - Se escreves, fá-lo por prazer. Se apenas escreves para publicar, é provável que a tua escrita se torne pobre e circunstancial.
JMR
Política de Privacidade I Termos e condições
© 2021 | Trinta-por-uma-linha
E-mail: geral@trintaporumalinha.com I Contacto: Rede fixa 226090272 I Rede Móvel 961827165